sexta-feira, 24 de julho de 2020

2005 - Braga et al. - Introdução à Engenharia Ambiental: O desafio do desenvolvimento sustentável




´Introdução à engenharia ambiental´ pretende colaborar na capacitação do indivíduo para o contínuo desafio de melhorar o trinômio meio ambiente - desenvolvimento econômico - qualidade de vida. O livro procura relacionar a engenharia com outras áreas do conhecimento, já que transmite a visão da engenharia em relação ao meio ambiente, além de apresentar a questão do conflito entre os aspectos socioeconômicos e os ambientais como um dos grandes desafios da engenharia no futuro. Esta edição leva em conta o dinamismo dos temas e dos próprios sistemas abordados, atualizando dados e conceitos e incluindo um novo capítulo sobre métodos de gestão corporativa para o meio ambiente e prevenção da poluição. (Fonte: https://cutt.ly/Ostrf92)

Apreciem sem moderação.


terça-feira, 21 de julho de 2020

2018 - Araujo & Vieira-Filho - Biodiversidade na Serra de Santa Catarina - PB, uma proposta de criação do Parque Estadual Serra das Águas Sertanejas




"A Serra de Santa Catarina (SSC), localizada ao oeste da Paraíba, no alto sertão do Estado, é possível observar um gradiente de vegetação que vai desde uma fisionomia arbustiva, passando por uma grande área com porte mais arbóreo, até uma verdadeira floresta decidual. A SSC abriga ainda uma quantidade representativa de nascentes e riachos de uma rede de drenagem que abastece os principais reservatórios de água do alto sertão.

Embora essa paisagem possa representar um pouco do que existia naturalmente na Caatinga, juntamente com a biodiversidade que a compõe, a SSC é um remanescente isolado numa paisagem marcada pelo histórico uso do solo da região Nordeste do Brasil. Adicionalmente, a caça, a retirada de madeira e as queimadas correspondem às principais ameaças à biodiversidade local e, consequentemente, aos produtos e serviços que ela proporciona.

Devido à importância da biodiversidade e geomorforlogia da SSC, foi iniciado o projeto “POTENCIALIDADES PARA CRIAÇÃO DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO DE PROTEÇÃO INTEGRAL NA SERRA DE SANTA CATARINA – PARAÍBA”. Este tem sido apoiado pelo Fundo Brasileiro para Biodiversidade (FUNBIO), através do acordo bilateral regido pela lei Tropical Forest Conservation Act (TFCA) de 1998, que visa à troca de dívidas contraídas por países junto aos Estados Unidos por investimentos na conservação e no uso sustentável das florestas.

O presente livro mostra resultados obtidos neste projeto, os quais apontam para a necessidade de criação de uma unidade de proteção integral na região da Serra de Santa Catarina."

Apreciem sem moderação.



quinta-feira, 16 de julho de 2020

2016 - Coutinho - Biomas Brasileiros




"Biomas brasileiros fundamenta os conceitos que definem um bioma, tema controvertido na comparação de diferentes autores, focando zonas climáticas e zonobiomas, e descreve e caracteriza os 16 principais biomas do Brasil. Aprofunda a Amazônia para quatro biomas, desde a Floresta até a Campinara, e descreve as Florestas Quente-Temperadas, passando por sistemas complexos, como o Pantanal e os Campos Sulinos.

Ricamente ilustrado com mapas explicativos e fotografias coloridas da fauna e vegetação características de cada bioma, o livro apresenta de forma didática as informações mais importantes de cada um: clima, solos, flora e fauna, além de tratar de seu funcionamento e dinâmica." (Texto extraído de https://tinyurl.com/yct7kqwz)


PS: se estiver precisando de uma força com bioestatística, mapas ou formatação de textos, entra em contato que eu posso te ajudar.




Apreciem sem moderação.



quinta-feira, 2 de julho de 2020

Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte oferece especialização gratuita




A dica de hoje é para quem busca aperfeiçoamento profissional. Até o dia 20 de julho, estão abertas as inscrições para um curso de pós-graduação lato sensu em Mídias na Educação. São 400 vagas, distribuídas em cinco pólos, destinadas à professores da rede pública do estado do Rio Grande do Norte e também para pessoas que tenham concluído cursos de licenciatura reconhecidos pelo MEC.

O curso será ministrado inteiramente no formato à distância (EaD) e terá carga horária total do curso de 465 horas. Maiores informações, bem como a página para inscrições podem ser encontradas no final da postagem.

Apreciem sem moderação.