terça-feira, 30 de março de 2021

2021 - Lunardi et al. - Ferramentas digitais para o ensino de Ciências da Natureza

 


"Este e-book apresenta escritos cujas propostas contemplam aplicativos e sites que podem ser utilizados no desenvolvimento de aulas de Ciências da Natureza (Ciências, Biologia, Química e Física) no Ensino Fundamental e/ou Médio. A ideia foi alvitrada a partir do componente curricular “Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à Educação” da Especialização em Ensino de Ciências da Natureza do Instituto Federal Farroupilha - Campus Santa Rosa, que propôs a pesquisa e análise de artefatos digitais que pudessem ser integrados ao ensino de Ciências.

Destacamos que as tecnologias digitais, nos últimos anos, vêm ganhando visibilidade na área da Educação e, principalmente, mostrando-se como possibilidade para dar continuidade às atividades educacionais em períodos como o que vivemos atualmente (2020-2021), de distanciamento social ocasionado por Pandemia. O ensino precisou se reinventar e tal reinvenção, provavelmente, irá ter continuidade mesmo após a volta das aulas presenciais. Para planejar e repensar este ensino remoto ou híbrido, é preciso ter conhecimento de artefatos tecnológicos digitais, suas funções, finalidades e possibilidades, para que se possa desenvolver aulas que promovam a aprendizagem dos estudantes, não apenas de Ciências da Natureza, mas de diversos componentes curriculares.

Dessa forma, para auxiliar professores que estão em meio às reinvenções educacionais e propor reflexões aos que participaram da construção deste livro eletrônico e aos que irão lê-lo, são apresentadas 34 ferramentas tecnológicas que apresentam possibilidades de integração no ensino. Para auxiliar na busca pelas ferramentas, os aplicativos e sites estão organizados em seis seções de acordo com suas finalidades. São elas: compartilhamento professor-aluno; criação de mapas conceituais, infográficos, murais e histórias em quadrinhos; construção de questionários e formulários; produção e edição de vídeos; gamificação; e ferramentas digitais específicas para o ensino de Ciências da Natureza.

Ressaltamos que a utilização de tecnologias no ensino não o torna menos tradicional, mas abre possibilidades para a sua transformação. Por isso, a ferramenta digital precisa ser inserida nos planejamentos de aula de acordo com os objetivos do professor e da disciplina, uma vez que busca cumprir uma função, seja de comunicação, sistematização, explicação ou produção, auxiliando nos processos de ensino e aprendizagem.

Neste sentido, a reinvenção da qual falamos requer pensar, planejar, refletir, repensar, replanejar em um movimento constante da investigação do fazer docente, na busca pela melhoria do ensino. Assim, convidamos a todos os professores e a todas as professoras, em contínua formação, a ler, aprender, utilizar, criticar, modificar, inovar e se reinventar a partir das ferramentas tecnológicas digitais propostas-ações que reforçam o quão desafiador é o ensino e a práxis docente." (Larissa Lunardi, Maria Cristina Rakoski & Franciele Meinerz Forigo)


Apreciem sem moderação.


Download

Nenhum comentário:

Postar um comentário