"Para esta nova edição, todos os capítulos do Histologia Básica foram revistos e, quando necessário, atualizados com os resultados mais importantes das pesquisas recentes. Todavia, tivemos o cuidado de manter o livro em uma dimensão compatível com o tempo disponível dos estudantes, cujas grades curriculares estão, em geral, muito sobrecarregadas.
Um dos aspectos desta nova edição que mereceu mais cuidado foi o relativo às ilustrações. Praticamente todos os desenhos foram refeitos ou aprimorados para que mostrassem ainda melhor o conteúdo mencionado no texto.
As fotomicrografias também foram alvo de atenção especial. Diversas das lâminas apresentadas nas edições anteriores, embora de boa qualidade, foram obtidas com corantes pouco utilizados na rotina laboratorial. Por isso, as substituímos por fotomicrografias de lâminas coradas pela hematoxilina-eosina, que é a técnica de coloração geralmente encontrada nas coleções para o ensino da Histologia e da Histopatologia. Embora o diagnóstico das células e dos tecidos deva ser feito pela estrutura das células e dos tecidos - e não pelas cores - , na prática a observação e o diagnóstico tornam-se mais fáceis pela familiaridade do observador em relação às cores vistas ao microscópio.
Destaca-se ainda, entre as principais novidades deste novo Histologia Básica, a inclusão de dois tipos de boxes: Para saber mais e Histologia aplicada. O primeiro destina-se aos leitores que desejam ir um pouco além daquilo que os currículos requerem como básico e fundamental para um bom curso de Histologia. Já os boxes Histologia aplicada não são exatamente inéditos, mas um aprimoramento dos antigos quadros Aplicação médica. A mudança do título se deve ao fato de esta obra destinar-se a todos os cursos da área da saúde, e não apenas ao de Medicina. Entretanto, a questão não envolve apenas uma alteração terminológica, mas também de conteúdo, que foi ampliado e diversificado." (José Carneiro)
Apreciem sem moderação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário