sábado, 30 de outubro de 2021

2014 - De Robertis & Hib - Biologia celular e molecular 16ª Edição

 


"O Professor Eduardo D. P. De Robertis (1913-1988) teve uma participação muito importante na investigação científica e no ensino da biologia celular. Sua contribuição mais extraordinária como pesquisador foram a identificação e o isolamento das vesículas sinápticas, o que possibilitou a compreensão dos mecanismos básicos da neurotransmissão. A dedicação às pesquisas científicas não comprometeu sua vocação para o magistério, manifestada principalmente pela elaboração de um texto inovador com o propósito de ensinar biologia celular para pessoas de todo o mundo. Em 1946, o Professor Eduardo D. P. De Robertis associou-se ao bioquímico Wiktor Nowinski e ao geneticista Francisco A. Saez para escrever uma obra sobre a morfologia e as funções celulares, pouco conhecidas na época. Essa obra representou grande avanço em comparação com os livros que abordavam apenas a temática morfológica. Ela foi intitulada Citología General, sendo traduzida para oito idiomas. Pode­-se afirmar que essa abordagem moderna foi precursora no ensino de biologia celular. “Em termos morfológicos, a citologia moderna foi além da mera descrição das estruturas visíveis à microscopia e, graças à aplicação de novos métodos, teve início a análise da organização submicroscópica, ou seja, da arquitetura das moléculas e micelas que compõem a matéria viva. Em termos funcionais, superou a fase simplesmente descritiva das alterações fisiológicas para buscar os mecanismos dos processos físico-químicos e metabólicos do protoplasma.”, palavras do autor no prefácio da primeira edição. Desde o início, como se pode observar, o Professor Eduardo D. P. De Robertis apoiou o conceito de que as formas e as funções das estruturas subcelulares são duas facetas do mesmo fenômeno e que estão integradas no nível molecular.

O avanço contínuo sobre os mecanismos celulares resultou na mudança do título do livro em mais de uma ocasião. A partir de 1965 passou a ser chamado Biología Celular. Na edição de 1980, já com o Professor De Robertis (filho) como coautor, passou a se chamar Biología Celular y Molecular. Na edição de 1996, após a morte de seu criador, decidimos que o nome do Professor De Robertis seria integrado ao título do livro, e na edição atual consideramos que seria mais justo que seu nome precedesse o título.

Preferimos não detalhar as modificações realizadas nesta edição, tanto nas seções revisadas e atualizadas, como na qualidade editorial. O leitor poderá apreciá-las ao mero manusear do livro. Todavia, por motivos didáticos, o capítulo Métodos de estudo em biologia celular foi transferido para o final do livro, e temas como citosol, peroxissomos e morte celular ganharam capítulos próprios. Além disso, as subestruturas das células vegetais, com exceção dos cloroplastos que são descritos em um capítulo separado, são comparadas às das células animais nas últimas páginas dos respectivos capítulos.

A preparação de um livro desta importância demanda a colaboração de muitas pessoas e a elas dedicamos nosso apreço. Uma homenagem deve ser prestada a Ana Demartini, revisora do texto. Não podemos esquecer a colaboração do desenhista gráfico Alejandro F. Demartini, cuja habilidade e criatividade estão impressas nas ilustrações, e na composição e no layout das páginas. O interesse e o suporte da Editora Promed foram fundamentais para esta nova edição.

Nosso maior desejo é que De Robertis | Biologia Celular e Molecular auxilie o trabalho dos docentes e o aprendizado dos estudantes." (Os autores)


Apreciem sem moderação.


Download

Nenhum comentário:

Postar um comentário