"O aquarismo é um passatempo que cresceu no século 20 e segue em franco crescimento no século atual, especialmente graças à verticalização nas cidades. Uma forte indústria de insumos – rações, aditivos para condicionamento da água de aquários e lagos, aditivos para controle e profilaxia de enfermidades, sistemas de iluminação, filtragem e climatização desses ambientes –, incluindo-se os organismos ornamentais, está consolidada para dar suporte a esse passatempo.
No Brasil, a piscicultura ornamental tem crescido e se tecnificado para suprir a demanda do mercado por animais de melhor qualidade e por novidades. Porém, a produção de peixes ornamentais em cativeiro ainda está aquém do que se observa em outros países produtores e, principalmente, do potencial do País. Além disso, alguns peixes ornamentais nativos que abastecem o mercado de aquarismo internacional são oriundos do extrativismo, que pode comprometer a sustentabilidade da cadeia produtiva.
Esses entraves e demandas tecnológicas foram percebidos na cadeia produtiva pelos pesquisadores e colaboradores que compõem o livro e pela execução do projeto Peixes ornamentais: demandas e desafios de um setor emergente no Brasil, o qual compõe o Portfólio de Projetos em Aquicultura da Embrapa.
O presente livro representa o conhecimento científico e a experiência dos seus colaboradores de múltiplas instituições. Neste volume, o histórico da piscicultura ornamental é apresentado, assim como sua importância para o setor agropecuário."
Apreciem sem moderação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário